Quadro de avisos e dicas

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Disclaimer. Dicas em tópicos:
 - Viagem de longa distância é coisa séria. Se você não está acostumado, faça antes viagens médias e curtas. Pratique. Viaje mais.
 - Toda viagem é um exercício e um aprendizado do que levar e do que não levar. Tente sempre não levar coisas demais. Desapegue. Simplifique.
 - Respeite seu orçamento. Se a grana é curta, não vá tão longe, não fique fora tantos dias.
 - Cuidado com o modo super-econômico. Querer economizar em tudo numa viagem pode ser furada. Conheça bons restaurantes e bons hotéis, vale a pena.
 - Prepare-se pra imprevistos. Separe uma quantia a mais. Libere o cartão pra uso no exterior. Leve o valor de pelo menos uma diária já com câmbio na moeda local.
 - Planeje o máximo que puder. Saber onde dormir e onde comer ajuda muito.
 - Respeite a meteorologia e tenha flexibilidade pra alterar planos. Evite pagar diárias antecipadamente.
 - Menos é mais. Numa viagem longa duas pessoas num carro pequeno ou médio é o ideal.
 - Beba água e compre água periodicamente.
 - Evite excesso de lanches. Alimente-se bem. E por via das dúvidas leve estomazil e etc.
 - Pesquise as estradas em melhores condições. Muitas vezes é melhor rodar mais numa estrada boa do que seguir tenso num caminho esburacado ou com caminhões em excesso.
 - Um tablet com vídeos, séries, filmes e entrevistas ajuda muito a distrair quem não está dirigindo. Faça os downloads antecipadamente.
 - Leve malas pequenas e mochilas. Em algumas paradas de pernoite facilita muito poder optar por não retirar todas as malas do carro.
 - Jamais deixe no carro itens de valor como câmera, notebook, tablet ou celular, dinheiro ou documentos. Leve dinheiro e documentos até pra tomar café da manhã.
 - Não leve calçados em excesso. Leve uma bolsa ou mochila extra pra guardar roupas sujas. Se for comprar vinhos ou alfajores e lembranças prepare um local para trazê-los.
 - Não perca tempo de viagem dormindo até tarde ou fazendo paradas excessivas. Dirigir de dia por lugares desconhecidos sempre é melhor.
 - Faça download de mapas offline do Google Maps. Funciona.
 - No interior do RS e SC, Argentina e Chile a voltagem é de 220v. Levar qualquer coisa 110v é inútil.
 - Revise sempre o quarto e banheiro antes de sair. E tente ser organizado, guarde suas coisas sempre nos mesmos lugares.
 - Leve cadeados e tente manter suas coisas importantes trancadas. Nós não gostamos que olhem ou mexam, muito menos que algo suma. Existem inúmeros relatos de furtos mundo à fora, até em países mais desenvolvidos.