Mini Férias: Rio-Curitiba-Floripa-Gramado em Julho 2013

quarta-feira, 31 de julho de 2013
Em Julho e em pleno inverno sabemos que obviamente faz frio na região sul do Brasil. Por sorte nossa primeira parada foi bem tranquila, afinal Curitiba que é famosa por ser a capital com as temperaturas mais baixas nos recebeu com meros 18 a 20 graus. Bom demais.

Partimos cedo no sábado 20 de Julho de 2013 para fazer de uma vez só as rodovias Dutra e Régis Bittencourt, todo o trecho Rio-Curitiba. Levamos 12 horas pra percorrer os 880km, e acredito que essa parte poderia ser feita em 10 horas, não fosse o trânsito muito lento no trecho da Serra do Café, após São Paulo. Existe uma previsão do término da duplicação dessa rodovia para o final de 2017. Quando estiver 100% duplicada vai ser bem melhor mesmo.



Como já conhecíamos a capital paranaense optamos por apenas pernoitar e seguir viagem. O bom é que Curitiba tem ótimos restaurantes. No domingo seguimos mais ao Sul. Depois do café-da-manhã em Curitiba paramos pra encontrar um casal de amigos almoçar em Itajaí, depois a sobremesa foi na cidade vizinha Balneário Camboriú, e enfim ao final da tarde chegamos no nosso destino, Floripa, norte da ilha, em Jurerê Internacional.



Ficamos duas noites em Jurerê. Foi muito interessante conhecer e fotografar esse bairro cheio de mansões sem muros e grades. As praias do norte da ilha (Jurerê e Canasvieiras) são ótimas fora da alta temporada (fora do verão) pois como são voltadas para o Norte quem está na areia pega o sol do inverno mais baixo e de frente. Ficamos na Pousada dos Sonhos e esse é um lugar que toparíamos voltar, desde que não seja na época em que as praias ficam muito lotadas.

A ponte Hercílio Luz cartão postal de Floripa

Algumas casas e mansões em Jurerê

Todas as casas sem grades ou muros


Calçadas e plantas bem cuidadas também



Realmente parece que é outro país

Esta é a Pousada dos Sonhos que fica na cara da praia de Jurerê.

E esta é a praia de Jurerê na frente da pousada.

Depois de duas noites em Floripa voltamos pro carro e seguimos para a serra gaúcha para passar uns dias em Gramado. Esse trecho de viagem foi muito tranquilo afinal tomamos o café-da-manhã sem nenhuma pressa e partimos para os 470km em mais ou menos seis horas de viagem.



Antes de subir a serra propriamente dita passamos pra visitar rapidamente a cidade de Torres. Lembrando que estávamos no inverno e justamente nesse dia entrou uma massa de ar polar que fez os termômetros baixarem bastante. Com céu azul e friozinho chegando esse lugar foi bacana demais.



A subida da serra pela BR-453 foi uma grande surpresa, que lugar impressionante, pena que fica a praticamente 1500km de casa. Não fosse isso certamente ia querer passar lá com mais frequência. Pena que passamos rapidamente e não fizemos muitas fotos desse trecho. As fotos abaixo mostram os campos de cima da serra, planalto onde volta e meia faz bastante frio.



Gramado é uma cidade que dispensa apresentações, afinal é um destinos de serra mais conhecidos do país. Aqui a alta temporada é em Julho, mas pra mim qualquer data entre Maio e Agosto é uma época boa pra ir pra lá e curtir esse lugar. Aqui vão algumas das muitas fotos que fizemos por lá. Ficamos no Natur Hotel e como os quartos têm calefação eles realmente estão preparados para as noites mais frias.

Ótimos quartos com calefação no Natur hotel



A volta pra casa foi pelo mesmo caminho da ida. Saímos de gramado na sexta-feira cinco horas e meia depois estávamos em Floripa, e desta vez ficamos por uma noite no Mercure no centro da ilha.
No sábado voltamos pra estrada para fazer o bonito trecho que sobe a serra em direção à Curitiba. Como tínhamos bastante tempo pra fazer esse trecho resolvemos sair da BR-101 e rodar pelo litoral entre Itapema e Balneário Camboriú. Sempre me lembro que por mais bonitas que sejam algumas fotos, só mesmo indo pessoalmente pra saber como é a experiência de passar e conhecer certos lugares.

Mirante da praia de Taquarinhas. Para ver em 360 graus clique aqui.